NILT/SINTER abre inscrições para curso virtual gratuito “Tradução Automática de Resumos Acadêmicos (português-inglês): as técnicas de pré- e pós-edição”
O Núcleo Institucional de Línguas e Tradução (NILT/SINTER) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulga o curso de extensão online “Tradução Automática de Resumos Acadêmicos (português-inglês): as técnicas de pré- e pós-edição”. O curso visa capacitar os participantes no uso de sistemas de tradução por máquina, como o DeepL e o Google Translate, para traduzir resumos acadêmicos do português para o inglês. Serão introduzidas técnicas de pré- e pós-edição para aprimorar a qualidade das traduções automáticas.
Com um total de 20 horas de duração, o curso é aberto a toda comunidade acadêmica e será ministrado em formato totalmente virtual e auto-instrucional, permitindo que os participantes realizem as atividades de forma assíncrona, no seu próprio ritmo. Todo o conteúdo, incluindo textos, vídeos e exercícios, estará disponível no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (Moodle Grupos), onde também haverá fóruns para discussão e interação entre os cursistas.
Datas importantes:
Período de inscrições: 21 de de outubro a 03 de novembro de 2024
Período do curso: 04 de novembro de 2024 a 01 de dezembro de 2024
Número de vagas: Serão disponibilizadas 100 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição.
Link para as inscrições: Para realizar a inscrição, clique aqui.
Progressão e Avaliação
O curso é dividido em três módulos: pré-edição, tradução automática e pós-edição. Para progredir, os alunos devem realizar as atividades práticas ao final de cada módulo (40% da nota) e a avaliação final, que consiste na tradução de um resumo acadêmico (abstract) utilizando as técnicas abordadas (60% da nota). A nota mínima para aprovação é 6,0.
Os cursistas que concluírem todas as atividades obrigatórias com o desempenho exigido receberão um certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), válido em todo o território nacional. O certificado será eletrônico, com assinatura digital e chave de validação, permitindo sua impressão diretamente pela web.