NILT abre inscrições para o curso gratuito “Português brasileiro autoinstrucional”

15/07/2023 08:32

O Núcleo Institucional de Línguas e Tradução (NILT/SINTER) está com inscrições abertas para o curso Português brasileiro autoinstrucional, que acontece do dia 20 à 30 de agosto. Esse curso é oferecido a estudantes, pesquisadores, professores estrangeiros e a comunidade externa da UFSC que necessite ser introduzida à língua portuguesa.

O objetivo é que o cursista tenha domínio de estruturas, expressões e enunciados de uso cotidiano, possibilitando se comunicar de modo simples; aprenda a se apresentar, fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais e de seu entorno. Além disso, será apresentado aspectos da cultura brasileira por meio da utilização de textos, relacionados aos conteúdos abordados, e de canções consagradas da MPB.

O curso é gratuito e será realizado pelo Moodle, na modalidade à distância, autoinstrucional com carga horária de 20 horas.

Ao final do curso, os participantes que concluírem todas as atividades obrigatórias propostas no curso, com o desempenho exigido para a sua conclusão, receberão um certificado eletrônico de extensão universitária, emitido pela UFSC, com validade em todo o território nacional.

Assuntos abordados no curso: Primeiros contatos com a língua portuguesa em sua modalidade brasileira. Apresentações e saudações, formais e informais. O alfabeto, letras e sons em português, os dias da semana e os meses do ano. Os verbos ‘ser’ e ‘vir’. O presente do indicativo dos 10 verbos mais frequentes no português. Pronomes pessoais do caso reto, artigos definidos e indefinidos, as preposições ‘de’ e ‘em’ e suas contrações. Ontem, hoje e amanhã. Os números de 1 a 300. Algumas cidades e países do mundo.

As inscrições estão abertas até o dia 15 de agosto de 2023 e serão realizadas pelo link: https://inscricoes.ufsc.br/curso-pb-autoinstrucional-a1-1

Contato em caso de dúvida: cbfaveri@gmail.com